VOLTAR
AO TOPO
A importância do Teste do Pezinho.

O que é ?

O Texto do Pezinho ou Triagem Neonatal é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho pode diagnosticar condições de saúde como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

É importante fazer o Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho é feito nessa região do corpo por ser uma área bastante irrigada no corpo humano, facilitando assim a realização do exame.

Hoje em dia, o Texto do Pezinho Básico é obrigatório por lei em todo território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o exame anteriormente.

Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após as 48 horas de vida do bebê. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o bebê. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar o posto de saúde do seu município.

Quando fazer o teste?

Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o Teste do Pezinho após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5° dia de vida. Deve-se esperar esses dias porque algumas doenças podem não ser detectadas nas primeiras horas de vida do bebê.

Como é feito.

Para o Teste do Pezinho, é coletada uma amostra de sangue a partir do calcanhar do bebê com a retirada de algumas gotinhas de sangue para análise. O exame é feito no calcanhar porque é uma região rica em vasos sanguíneos e menos dolorosa, facilitando a coleta.

 

Contraindicações

Não há contraindicação para a realização do Teste do Pezinho.

Teste do Pezinho no SUS

O Teste do Pezinho Básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito gratuitamente nos hospitais ou em qualquer unidade de saúde. Nele, podem ser detectadas 6 tipos de doenças.

Entretanto, alguns hospitais disponibilizam versões mais completas do teste, que podem rastrear até 50 doenças, desde doenças metabólicas genéticas até infecciosas como a toxoplasmose congênita.

Resultado do teste do pezinho

Em alguns casos, o hospital ou laboratório pode requerer a repetição do teste para confirmar o diagnóstico. Caso o Teste do Pezinho dê positivo para algumas das doenças investigadas, a família deverá ser orientada sobre o tratamento e cuidados a partir daquele momento.

Periodicidade do exame

O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança. Caso seja detectada alguma alteração, o Teste do Pezinho deve ser repetido conforme orientação do hospital ou da equipe médica.

Riscos e efeitos colaterais

O Teste do Pezinho não traz nenhum risco ou efeito colateral para o bebê.

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Seja o primeiro a saber dos nossos lançamentos. Cadastre-se em nossa newsletter.
ONDE ESTAMOS

Rua Francisco Flavio Simões, 590
Jardim Primavera, Borborema SP
CEP 14955-000

ENTRE EM CONTATO

Seg. a sex. das 08:00 às 17:00

REDES SOCIAIS
VOLTAR
AO TOPO