
Cuidados com a pele na Gravidez
Você sabe como cuidar da sua pele sem prejudicar o bebê?
Existem alguns produtos que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea e prejudicar a saúde do feto. Para evitar esse problema o ideal é utilizar produtos indicados pelos dermatologistas.
Tríade de cuidados: Higienização, Hidratação e Proteção.
Higienização – Ajuda a manter a pele do rosto saudável, viçosa e lisinha durante a gravidez.
As oscilações hormonais na gravidez causa um aumento de oleosidade na pele provocando o aparecimento de cravos e espinhas. A dica é apostar em ativos mais suaves que não agridam a pele, como o ácido hialurônico, o zinco, os antioxidantes e a vitamina C e E. Amenizando a acne, desobstruir os poros e diminuindo a produção de sebo. Não utilize ácidos descamativos, como o salicílico e o retinóico, esses ácidos promovem a renovação celular através da descamação, o que pode causar o problema.
Hidratação - Essencial para evitar o surgimento de estrias na pele da grávida estimulando a produção de colágeno.
Durante a gravidez, o corpo sofre várias alterações, não só na barriga como ao redor de toda a região pélvica decorrente do ganho de peso. Isso pode trazer o aparecimento de estrias, que devem ser prevenidas com a hidratação adequada. Ativos como a água termal, manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas, óleos minerais hidratam e fortalecem a barreira protetora da pele de forma segura para as grávidas. Um ativo hidratante que não seguro nesta fase é a ureia, que aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à grávida e/ou ao bebê.
Proteção - importante para prevenir previne o surgimento das manchas de melasma, além do fotoenvelhecimento, ressecamento e até câncer de pele.
O produto tem que ser aplicado da forma correta e reaplicada após um período, muitas vezes esses passos são esquecidos aumentando o risco de manchas, queimaduras e câncer de pele. Os filtros solares ideais são os físicos com amplo espectro e FPS de 50 ou mais alto, reaplicando a cada duas horas. Aposte no uso de barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros e guarda-sol na praia.
Não deixe de incluir um médico dermatologista no seu pré-natal e garantir uma gestão ainda mais saudável para você e seu bebê!
Fonte: Site - Dermaclub