
Depois da alegria e felicidade da família com a descoberta da gravidez, alguém sempre tem uma teoria, uma simpatia, uma certeza, não é mesmo? E um dos assuntos que mais interessam para as mamães é o sexo do bebê. E entre a gravidez de menino e de menina existem várias crenças populares sobre o assunto. Nós sabemos que as pessoas agem de bom coração e acreditam que vão ajudar a compartilhar histórias sobre o que elas escutaram por ai ou que passaram durante a gravidez. Não queremos desanimar as mamães ou futuras mamães mais muito desses métodos não passam de mitos.
Mitos ou Verdades
Mais enjoos = maior chance de ser menina
“Você tem muito enjoo pela manhã? É uma menina!”
Quantas mamães já não escutaram essa frase? Isso acontece porque muitas pessoas associam todos os tipos de enjoo com gravidez de menina.
Alguns estudos apontam que mulheres que sofrem enjoos mais severos tem grandes chances de estarem grávidas de meninas. Mais vale ressaltar que também é possível acontecer em gestações de meninos, certo?
Formato da Barriga
Barriga pontuda = é menina
Barriga arredondada = é menino.
E qual foi a mamãe que não teve a barriguinha analisada? E o formato da barriga está entre os maiores mitos que indicam as diferenças entre gravidez de menino e de menina. A forma da barriga na verdade é determinada pela posição do bebê e pela genética da mamãe e não tem nenhuma relação ao sexo do bebê.
Desejos Alimentares
Grávidas de menino = preferem alimentos mais doces
Grávidas de menina = preferem alimentos mais azedinhos
E essa é uma conclusão está entre os maiores mitos que indicam as diferenças entre gravidez de menino e de menina. E não existe nenhuma relação entre os desejos e o sexo do bebê. O paladar e as vontades de determinados alimentos variam de grávida para grávida.
Maior ganho de peso = maior chance de ser menino
Segundo algumas pesquisas existe sim uma relação entre o ganho de peso e o sexo do bebê. Os meninos precisam de mais calorias durante a gravidez para sobreviver, e assim as mamães que ganharam mais peso tiveram mais meninos. Mais lembrando que sempre há exceções.
Complicações na gestação
Outra pesquisa publicada pela revista cientifica PLOS One, apontou um fato super interessante onde as complicações mais sérias na gestação são sim mais comuns em mulheres gravidas de meninos. Lembrando que a recomendação para uma gestação saudável é a mesma, independente do sexo do bebê especialmente no inicio da gravidez, o acompanhando médico é fundamental para identificar possíveis complicações e evitar partos prematuros. Tenha sempre uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e sempre esteja em contato com seu médico.
Quais são os exames precisos para descobrir o sexo do bebê?
Sexagem Fetal
Com esse exame é possível descobri se a mamãe espera um menino ou uma menina a partir da 8° semana de gestação. Ele é realizado através da coleta do sangue da mãe e procura a presença do cromossomo Y no sangue da gravidinha. Se o exame detectar esse cromossomo, a gestante estará esperando um menino. Caso o cromossomo Y não apareça, a futura mamãe estará gravida de uma menina. O exame de sexagem fetal tem uma precisão de 96% e não sofre nenhuma alteração com a evolução da gravidez.
Ultrassom
O exame mais tradicional realizado pelas mamães é a ultrassonografia fetal e essa é apenas uma das diversas utilidades do ultrassom que deve fazer parte do pré-natal de toda a gestante. Já na ultrassonografia é possível saber o sexo do bebê a partir da 16° semana de gestação. Antes disso é difícil enxergar na imagem se o bebê é menino ou menina.
Uma curiosidade: a forma que o bebê se posiciona dentro do útero é determinante para descobrir o sexo. Se ele não estiver em uma posição favorável, com ode costas ou com as perninhas cruzadas, o médico pode ter dificuldade para enxergar a região pélvica do pequeno.
Conta pra gente, você acredita em alguma dessas crenças e simpatias? quais sintomas você sentiu durante a gravidez? Como você descobriu o sexo do bebê?